terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Kepler - 22b

   Não sei se você ja sabe, mas ontem, repito, ontem [5/12/2011], os cientistas anunciaram a existência de um exoplaneta [ou planeta extrassolar] similar a Terra, o Kepler-22b, decoberto pela sonda espacial Kepler da NASA. Esse exoplaneta foi detectado pela primeira vez em 2009, mas esse ano foi confirmado que ele orbita em uma zona habitável de uma estrela semelhante ao sol. Está a 600 anos-luz de distância da Terra, tem 2.4 vezes o raio da Terra e orbita a estrela classe G Kepler-22 a cada 289 dias. Até agora, sua massa e a composição de sua superfície permanecem desconhecidos. Se o exoplaneta tiver uma densidade semelhante à da Terra, então a massa será de aproximadamente 13.8 (2.43) Terras, enquanto sua gravidade na superfície será de 2.4 vezes a da Terra. A distância de Kepler-22b para sua estrela é de cerca de 15% a menos do que a distância da Terra ao Sol. Sua órbita é cerca de 85% da largura da Terra. A produção de luz da estrela de Kepler-22b é cerca de 25% menor comparada com o Sol. A combinação de uma menor distância de sua estrela e uma menor produção de luz da estrela são consistentes com uma temperatura moderada na superfície do planeta. Cientistas estimam que a temperatura média na superfície do planeta seja de aproximadamente 22 ºC (72 ºF).

Obs.: Estrelas da classe G são provavelmente as estrelas mais bem conhecidas, já que o nosso Sol é uma estrela desta classe. Elas possuem linhas de Hidrogênio mais fracas que estrelas da classe F mas além das linhas de metais ionizados, elas possuem linhas de metais neutros.

Curiosidades: 

* Recentemente a sonda espacial Keppler, localizou, pelo modo de trânsito, mais de 1230 candidatos a exoplanetas, destes, mais de 80 são iguais a terra, sendo 5 deles situados na zona habitável, ou seja, órbita onde o calor da estrela permite a existência de água em estado líquido. Planetas orbitando estrelas são mais comuns do que se imaginava. No início de 2011, um estudo baseado em informações da Kepler concluiu que a Via Láctea pode ter cerca de 2 bilhões de planetas com tamanho semelhante ao da Terra, havendo ainda, possivelmente, cerca de 50 bilhões de galáxias no universo observável.
*Este "método de trânsito" funciona apenas com uma pequena porcentagem de planetas cujos planos orbitais estejam perfeitamente alinhados com nossa linha de visada, mas pode ser aplicado mesmo a estrelas muito distantes. Espera-se que ele levará à descoberta dos primeiros planetas terrestres ao redor de estrelas solares quando for empregado pelo Telescópio Espacial CoRoT e pelo Observatório Kepler, missão especial da NASA.
Essa foto explica melhor as condições do exoplaneta Kleper 22b:

 By: Lorie.
 Fonte: Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário