terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vilões e mocinhos

Que filme de ficção não tem o vilão e o mocinho? Eu amo ficção mais que todos os gêneros, mas desses anos pra cá os vilões estão ficando tão previsíveis e os mocinhos nem se fala...


Quase sempre é a mesma coisa, o vilão é forte e o maioral e o mocinho é sempre perfeito e o queridinho de todos. No final o mocinho sempre vence o vilão e sai ileso (nesse caso eu quis dizer vivo, salvo) de tudo.
Vocês não acham horrível quando o filme mal começa e você já sabe até o final, mesmo nunca tendo visto ou lido sobre o filme??
Produtores e escritores, nós, ou pelo menos eu, já cansamos! Não dá para ter um filme ou livro onde tudo tem suspense, onde o vilão é tão mal e imprevisível que parece ser real? Onde os mocinhos mesmo fracos e invisíveis nesse mundo são corajosos ou que consigam derrotar o vilão depois de tanto esforço? Sei lá, os mocinhos de hoje são tão sem sal... Não tem tanta emoção e força. Tudo é muito sem graça.
Então, esses são alguns vilões que acho bem realistas, ou que pelo menos são vilões de verdade.

Saruman de Senhor dos anéis


Conde Drácula de Van Helsing



Feiticeira Branca de As Crônicas de Narnia


Bom, foram os que lembrei, mas é claro que existem muitos outros, há os mocinhos que gosto também, mas vamos deixá-los para outra postagem, ok?! Então me falem o que acham desses novos mocinhos e vilões e quais são seu preferidos!

2 comentários:

  1. O problema é que ficou fácil ficar famoso com qualquer estorinha boba, não importa o quão vazia seja a trama ou quão sem sal são os personagens.

    ResponderExcluir
  2. Há outros vilões que são muito bem feitos. Nem sempre o mocinho é o queridinho e nem sempre o vilão é o maioral... É comum usar a oposição bem x mal - com o mocinho saindo vitorioso - com um certo intuito didático. As vezes o autor consegue o fazer com sucesso, seu mocinho represente um arquetipo de nobreza e bons ideais, mostrando as circunstancias que o levaram a ter tal atitude; o mesmo vale para o vilão, ou seja, tem um motivo para o vilão fazer o que faz, etc etc. Nesse sentido a história adota um fundo moralista e didática, maaaaaaaas há aquelas histórias em que não há embasamento nenhum, ou seja, segue uma receita pronta, sem mais nem menos. Há livros chamados de "mamão com açucar", pois tudo sempre ocorre as mil maravilhas, tudo dá certo e todo mundo é feliz.

    ResponderExcluir