quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Preconceito contra autores brasileiros

Eu particularmente não entendo o receio dos leitores brasileiros em ler uma obra nacional, o certo não seria ter orgulho do seu país e dar créditos a ele? Bem, é por isso que fica cada vez mais e mais difícil novos autores terem o reconhecimento do público! E pior, excelentes histórias ficam para trás só por causa de uma modinha vinda do exterior.
Só pelo fato de uma obra ser de autor internacional, não dá motivos de ser melhor do que uma obra nossa, por acaso vocês já leram Dragões de Éter??? Meu Deus, aquele livro dá de um milhão a zero em muitos livros vindos de fora! E não é só ele, há muitos outros que você lê e pensa: "se esse público não fosse tão ignorante e não tivesse uma mente tão pequena, esse livro já podia ser um Best-Seller mundial".
Eu não culpo os leitores somente, mas sim essa cultura de não acreditar em suas próprias raízes. Eu, por exemplo, já li em muitos blogs, frases como: "Eu estava com receio de ler tal obra porque era nacional, mas acabei me surpreendendo!" ou "Deixei de ler tal livro porque era brasileiro e comecei primeiro pelos internacionais". OMG, eu fico perplexa quando leio isso!
Mas eu ainda tenho a esperança de que um dia a literatura brasileira vai ser reconhecida, e até lá... pensamento positivo! 

5 comentários:

  1. Também acho lastimável o preconceito com a literatura brasileira. Talvez, parte desta "crença" venha da falta de interesse dos brasileiros em relação a nossa cultura. Os livros que vêm de fora, geralmente, trazem conteúdo mais sobrenatural: o que o público venera. Mas não podemos discordar que no Brasil há inúmeros títulos com inúmeros temas. Também há conteúdo aqui, pessoal! Abra os olhos para os nossos trabalhos. A mesma coisa funciona com filmes. Quem é que troca filme internacional por uma sessão brasileira? Triste! Mas fique tranquila, porque o sonho do autor(a) brasileiro é brilhar e há nele(a) determinação para isso: acredite! Há um futuro auspicioso vindo aí e juntos faremos parte dele =)

    Rafael de Souza
    autor de Manfelos - A distorção da realidade
    Saga em 4 volumes pela editora Dracaena
    www.sagamanfelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é um país que está melhorando, mas a sua população... ainda é muito tosca! Muito preconceituosa, opaca, torta. Canso de conversar com gente que se O leitor. Só que parece que lê por "osmose". É muito triste.
    Há ótimos escritores no Brasil. Alguns são ainda bem jovens e aí sofrem ainda mais martírio. Esse jovens escritores ainda são diamantes brutos e com o tempo podem se tornar escritores fenomenais. O Brasil precisa parar de buscar só o que é de fora. E parar também com pensamento de que "tudo é plágio do que vem de fora". Além de virar a cara para o que é nacional, os preconceituosos nem se quer tem conhecimento básico de literatura para saber a simples diferença entre "plágio", "intertextualidade" e "polifonia"...

    Mas... se até Machado de Assis e Graciliano Ramos são ignorados... poxa, os novatos então... A literatura brasileira é muito rica, muito vasta, e muitas vezes melhor do que o que vem de fora.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente!!! Obg pelo comentário e por sua opinião! :)

      Excluir